Zimbra: Alternativa para respostas automáticas para listas de distribuição (CLI e Zimlet)

 

Olá! Nesse artigo gostaria de compartilhar uma alternativa para implementar uma resposta automática para listas de distribuição no Zimbra.

É muito comum publicarmos um endereço de e-mail que é uma lista de distribuição e diferentemente de contas de e-mail no Zimbra, as listas não possuem ainda o recurso de resposta automática.

Isso é muito útil para listas que irão receber contato público e quando se deseja fornecer uma resposta automática sensibilizando o remetente do recebimento e informando o prazo para retorno por exemplo.

Para gerar uma resposta automática para listas de distribuição que desejamos, temos a seguinte alternativa:

  • Criar uma conta para as respostas automáticas (algo como no-reply ou não-responda) 
  • Criar um filtro com a resposta automática, que embora sairão todas da mesma conta “não-responda”, terão a mensagem – no corpo do e-mail – customizada informando de qual lista se trata a resposta.

Quais as limitações?

A limitação é justamente não poder customizar o endereço da mensagem de retorno com o endereço da lista, que sairá com o endereço da conta “não-responda”

Caso você queira que as respostas automáticas saiam com o nome da lista, você deverá transformar essa lista em uma conta na verdade. Escolha o que melhor te atender para cada caso! 

Vamos criar algumas listas de distribuição com resposta automática!

Primeiro, criamos uma conta “não-responda” no nosso domínio no Zimbra. Provavelmente você queira ocultar essa conta do catálogo:

A resposta automática é criada com um filtro nessa conta para cada lista de distribuição que se deseja.

O Zimbra possui esse recurso de criar um filtro com uma resposta automática, porém por enquanto somente por linha de comando e não permite alterar o endereço de saída.

Caso queira facilita e poder gerenciar as respostas pelo cliente WEB do Zimbra, utilize o zimlet abaixo, que implementa o recurso de responder nos filtros:

https://www.zimbra.org/extend/items/view/reply-by-using-filters

Adicione a conta “não-responda” como membro (além dos outro membros, é claro) das listas de distribuição desejadas.

No nosso exemplo, teremos a lista “contato@respirandolinux.com.br” com a conta “nao-responda@respirandolinux.com.br” responsável pelas respostas automáticas:

Criando o filtro para a resposta automática

Será criado um filtro na conta “nao-responda@respirandolinux.com.br” com a resposta automática SE a mensagem tiver sido enviada para a lista “contato@respirandolinux.com.br”:

#Tratar acentuação do português 
export LC_ALL="pt_BR.UTF-8"

zmmailbox -z -m nao-responda@respirandolinux.com.br afrl "Reply_lista-contato" active any address "to,cc" all is "contato@respirandolinux.com.br" reply "Lista CONTATO. Você enviou um e-mail, que foi recebido e sera respondido em breve"

Vamos explicar o comando:

  • Após o “-m” é informada a conta onde o filtro será criada: nao-responda@respirandolinux.com.br
  • Após o “afrl” é informado o nome do filtro
  • O filtro é aplicado caso a mensagem tenha sido enviada para/cc/cco “contato@respirandolinux.com.br”: “to,cc” all is “contato@respirandolinux.com.br”
  • Após o “reply” é informada a resposta automática que será enviada.

O ideal é informar na resposta de qual lista se trata a mensagem, para que o destinatário seja sensibilizado do recebimento do contato.

Exemplo de resposta automática:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s