Olá! Nesse artigo gostaria de apresentar um serviço que pode ser implementado para armazenamento e manipulação mais eficiente (e muito) dos dados efêmeros (Ephemeral Data) do Zimbra.
São dados que são atualizados com bastante frequência (me arrisco exagerar: o tempo todo) e na prática são efêmeros porque não precisam ser mantidos por muito tempo.
Um boa maneira para entender melhor esses dados é utilizar o sinônimo transitório!
Para que eu vou precisar do SSDB?
O SSDB é interessante para armazenar de maneira mais eficiente dados transitórios do Zimbra, como por exemplo o registro do último login do usuário.
Você já deve ter observado que o Zimbra armazena o registro (timestamp) do último login de cada usuário, certo?
Esse registro é armazenado no LDAP do Zimbra. O LDAP foi feito para ser lido com frequência e ser atualizado raramente, então dessa maneira, cada login de usuário acaba gerando diversas operações de escrita no LDAP. Isso gera uma concorrência desnecessária que pode impactar e performance e obviamente impactar os usuários.
Além da gravação, recuperar esses dados efêmeros gera uma operação que obtêm todos os dados e precisa encontrar a correspondência – Com certeza há serviços dedicados para isso.
Quais são os dados efêmeros que o Zimbra está tratando com o SSDB?
Até o presente momento, os 3 (três) atributos do Zimbra (atualizados em cada conta) podem ser migrados para o SSDB:
zimbraAuthTokens: Token de autenticação que gerencia as sessões dos usuários
zimbraCsrfTokenData: Token CSRF que correspondem aos tokens de autenticação
zimbraLastLogonTimestamp: Registro do último login de cada conta
Zimbra 9
Um fator interessante que devo citar: O Zimbra 9 (até o momento exclusivo da versão Network Edition), lançado recentemente com diversas integrações “out-of-the-box” com serviços externos (Dropbox, Slack, Zoom,etc…) , necessita do SSDB para algumas integrações.
Portanto, podemos já pensar que o SSDB caminha para ser obrigatório para o Zimbra 9 caso você queira implementar as integrações com serviços externos, que são bastante interessantes de fato!
Ok, como eu instalo o SSDB?
Esse é o primeiro artigo sobre o SSDB que publico e estou nesse momento explorando o serviço. Portanto, em breve irei publicar aqui como instalar (pacote e container) e migrar os dados efêmeros do Zimbra.
Mas para não ficar sem nenhuma informação, seguem abaixo a documentação da Zimbra, o link do projeto SSDB e meu repositório (mantido livremente pela BKTECH) com o estudo que tenho feito sobre o mesmo:
https://zimbra.github.io/zimbra-9/adminguide.html#_ssdb_installation_and_configuration
Um comentário sobre “Zimbra: Conhecendo o serviço SSDB para Ephemeral Data (Parte 1)”