[Divulgação] Zextras: Roadmap de evolução para 2020


Olá! Fiz uma publicação anterior sobre o Zextras, uma suíte com ferramentas para expandir as funcionalidades do seu Zimbra, tanto para a versão Open Source quanto para NE.

Agora, pela primeira vez Zextras publicou seu Roadmap para o ano de 2020. Isso mostra que a empresa italiana tem uma visão de longo prazo no que tem a ver com o desenvolvimento do Zimbra, e com esta publicação oferece uma previsão sobre os próximos passos além de deixar bem claro que Zimbra é hoje mais Open Source do que nunca.

O roadmap completo pode ser acessado no link abaixo:

http://www.zextras.com/roadmap-2020/

As primeiras novidades chegarão já no próximo mês, em Junho, relacionadas ao recurso de comunicações “Team” que permitirá a edição de mensagens de chat, várias opções nas respostas das mensagens e gerenciamento do histórico de conversas.

Da mesma forma, em Agosto, o servidor Team será integrado na própria infraestrutura Zimbra, sem necessidade de instalar servidores adicionais para gerenciar protocolos de terceiros. Isso facilitará bastante a instalação e permitirá poupar tempo e recursos.

Sobre o Backup, interessantíssima novidade, muito solicitada por administradores do Zimbra, é que permitirá armazenar uma cópia do sistema em Object Storage como S3 (local/cloud/híbrido) ou em blobs de arquivos externos como NFS.

Já o mês de Setembro, traz muitas outras novidades, apresentando primeiramente, a autenticação de dois fatores (2FA), SAML e uma Senha Multifator, gerenciada através de uma moderna e personalizável página de Login.

Também o acesso e autorização aos aplicativos móveis desenvolvidos pela Zextras será facilitado quando estiver disponível o novo sistema de login mediante código QR.

No mesmo mês, também os usuários ficarão felizes em saber que será possível sincronizar o Outlook, Thunderbird e o aplicativo Mail do Mac, com a GAL do Zimbra e contatos, obtendo assim uma melhor experiência dos clientes desktop.

A administração de múltiplos nós formando parte de uma mesma infraestrutura Zimbra nunca foi fácil. Pensando nos administradores mais avançados, Zextras vem trabalhando em uma forma de centralizar todos seus componentes em um agente centralizado de configuração. Isto será apresentado em Outubro.

Também haverá melhoras na interface administrativa do Zimbra, que será baseada em React e facilitará o uso dos componentes que fazem parte do Zextras. A transição será gradual, mantendo inicialmente ambas as interfaces para quem não estiver pronto para uma mudança repentina, visando no futuro unificar tudo em uma.

Finalmente, o processo de instalação e atualização terá uma revolução, pois os pacotes estarão disponíveis em um repositório baseado em linux mediante comandos como apt-get.

O penúltimo mês do ano traz a nosso critério uma das maiores novidades: Alta disponibilidade (HA) para o Zimbra, permitindo sincronizar um servidor ativo em tempo real com outro nó de reserva ou inclusive um outro nó ativo no mesmo cluster.

O Drive, também será aprimorado para permitir aos usuários sincronizar contas de provedores externos como Dropbox, Google drive, NextCloud e OwnCloud e assim ter acesso completo a todos os seus arquivos no webclient.

A integração do Zimbra com uma solução de Office feita pela Zextras no ano passado para edição de documentos diretamente do webmail, foi um dos recursos mais bem recebidos e que usuários da plataforma mais agradeceram. Porém para os administradores, a tarefa de implementar um servidor dedicado para esse propósito e os custos associados, podia fazer com que a balança pesasse do lado oposto à implementação.

Em Novembro Zextras terá novidades neste sentido, integrando nativamente o servidor Docs na própria infraestrutura, facilitando assim, a tarefa de instalação e administração.

Também em Novembro, voltamos com novidades sobre o Team, que incorporará mais recursos, principalmente na gestão de conversas em grupo, logs de eventos e gravação de vídeo chamadas.

Para encerrar o ano, as melhorias em segurança chegarão em Dezembro, com a incorporação de criptografia Fim-a-Fim, mediante S/MIME e PGP, onde o sistema será capaz de cifrar e assinar as mensagens enviadas assim como verificar aquelas recebidas.

Todas essas novidades chegarão em um momento muito oportuno, se considerarmos os últimos lançamentos incorporados no Zimbra 9.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s