Zimbra: Implementando o PolicyD – Parte 3 (Entendendo as ações do PolicyD)

Olá! Publiquei anteriormente a SEGUNDA parte do artigo sobre o PolicyD no Zimbra, que permite, entre outras coisas, controlar o limite de envio de e-mails por conta.

Se você ainda não implementou o PolicyD no seu Zimbra, a primeira parte desta série está no link abaixo:

https://respirandolinux.com.br/2019/05/01/zimbra-implementando-o-policyd-parte-1/

Segunda parte da serie:

https://respirandolinux.com.br/2020/02/24/zimbra-implementando-o-policyd-parte-2-limite-de-envio-por-hora/

Nessa TERCEIRA parte vou explicar sobre as ações do PolicyD, que tem sido uma duvida recorrente aqui no blog (grato a todos pela leitura e perguntas enviadas, são vocês que fazem o blog de fato).

Primeiro, vamos entender o que foi criado na SEGUNDA parte desta série na base de dados que iremos utilizar no PolicyD:

  • Política padrão para envios externos dos domínios locais com o limite de 100 mensagens por hora
  • Política “VIP” para envios externos de determinadas contas com o limite de 3000 mensagens por hora (se parecer muito ou pouco para o seu ambiente,  você pode ajustar ambos os limites)

Link para a SEGUNDA parte novamente:

https://respirandolinux.com.br/2020/02/24/zimbra-implementando-o-policyd-parte-2-limite-de-envio-por-hora/

Temos uma política para limitar a quantidade das mensagens por hora, mas o que acontece se o limite for excedido?

Quando definimos as quotas no Policyd, além de colocar o intervalo que será utilizado e o limite, nós definimos qual ação o PolicyD deverá tomar. Esse campo se chama “Verdict” no PolicyD:

(Acessado através de Quotas > Configure > Limite Padrao > Change)

Se você está utilizando a base que eu disponibilizei na segunda parte do artigo, a ação do PolicyD está como “REJECT”, que significa que o usuário terá o envio NEGADO ao exceder o limite definido.

Será exibida uma mensagem no cliente de e-mail do usuário (cliente web do zimbra, outlook, thunderbird, etc…) informando que o envio da mensagem foi rejeitada:

Existem outras ações para o PolicyD tomar quando o limite for excedido:

Sim, existem outras opções além do REJECT:

Uma ação que é comum como o REJECT é o verdict HOLD, que aceita a(s) mensagem(ns), porém a(s) deixa na fila até que o administrador as libere pela linha de comando.

Documentação sobre manipulação de mensagens na fila do Postfix do Zimbra:

https://wiki.zimbra.com/wiki/Managing-The-Postfix-Queues

Exemplo para liberar uma mensagem em HOLD:

postsuper -H ID_DA_MENSAGEM_NA_FILA

Documentação do PolicyD com as ações (“Verdict”):

https://wiki.policyd.org/features

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s