Olá! Um dos principais desafios (técnico e financeiro) em qualquer infraestrutura de correio eletrônico e colaboração é gerenciar o armazenamento, seja pelo volume de dados ou pela entrega com resiliência deste espaço para o ambiente.
Eu escrevi alguns artigos sobre o serviço S3 da Amazon anteriormente:
Além da resiliência, disponibilidade e escalabilidade, o custo de armazenamento também é um grande benefício de um serviço S3. Conversando no grupo Zimbrasil do Telegram, recebi a dica do colega Rafael Torres sobre o S3 da Wasabi.
Decidi conhecer um pouco e testar o serviço S3 da Wasabi. No site da empresa (wasabi.com), vemos que o serviço possui uma oferta de redução de custo comparado a outras Clouds:
Um fator bastante positivo é não ter taxa para saída dos dados.
Os parceiros da Wasabi (são apresentados na página da empresa) também são muito interessantes. Particularmente gostei da documentação que a Wasabi disponibiliza, sendo bastante clara, principalmente os aspectos abaixo:
-
Como criar e controlar o acesso aos buckets S3
-
Como gerenciar as chaves de acesso
-
Regiões disponíveis e caminhos para acesso aos Buckets.
Pelo site estão disponíveis as regiões abaixo (já colocando aqui o caminho para acesso a cada região):
Fonte: https://wasabi-support.zendesk.com/hc/en-us/articles/360015106031-What-are-the-service-URLs-for-Wasabi-s-different-regions-
Mas vamos direto para o tópico desse artigo:
Consigo utilizar os buckets S3 da Wasabi no módulo HSM do Zimbra?
A resposta é SIM. O módulo HSM do Zimbra (disponível nas versões Network Edition, Zimbra Suite Plus (módulo comprado separadamente) e Zextras suporta buckets S3 para armazenamento primário e secundário.
Ainda não recomendo a utilização de buckets S3 externos como volumes primários, apenas a utilização como volume secundário (itens mais antigos).
O que preciso fazer para utilizar um Bucket S3 da Wasabi no Zimbra?
Para utilizar um bucket S3 no Zimbra você deve criar o Bucket pela console da Wasabi e criar a chave de acesso (nunca utilize o usuário e senha, muito menos da conta root em nenhum cenário com S3).
Obs.: Pretendo colocar um tutorial com o vídeo dessa operação nos próximos dias.
- Após criar o bucket na região desejada, no Zimbra vamos acessar o módulo HSM na interface de administração:
- Antes de utilizar qualquer volume S3, é necessário criar no servidor Zimbra o diretório /opt/zimbra/cache com a permissão para o usuário Zimbra:
# mkdir /opt/zimbra/cache # chown zimbra.zimbra /opt/zimbra/cache
Na interface administrativa, você irá em Volumes Secundários, clicar em Adicionar, onde deve ser escolhida a opção “Custom S3 Bucket”:
Nesse ponto, a tarefa é preencher os dados de acesso do seu bucket S3 na Wasabi, com o nome do bucket, URL região e chaves de acesso. Não é necessário preencher o “caminho do destino” que pode ser gerenciado automaticamente.
Em breve postarei mais artigos sobre o módulo HSM, especialmente como criar as políticas para movimentação de itens mais antigos – o padrão é mover itens com mais de 30 dias.