Zimbra: Implementando o PolicyD – Parte 2 (Limite de envio por hora)

Olá! Publiquei anteriormente a primeira parte do artigo sobre o PolicyD no Zimbra, que permite, entre outras coisas, controlar o limite de envio de e-mails por conta. Confesso que esperava ter publicado essa segunda parte muito antes, porém devido a correria do dia a dia acabou demorando um pouquinho mais.

Se você ainda não implementou o PolicyD no seu Zimbra, a primeira parte desta série está no link abaixo:

https://respirandolinux.com.br/2019/05/01/zimbra-implementando-o-policyd-parte-1/

Vamos lá! Por padrão, o PolicyD até traz uma série de regras de exemplo e alguns grupos, mas nenhuma política com limite de envio implementada. A interface WEB do PolicyD não é NADA funcional, portanto eu publiquei e iremos utilizar um arquivo já ajustado para aplicarmos essas políticas no Zimbra.

Primeiro, vamos entender o que foi criado na base de dados que iremos utilizar no PolicyD:

  • Política padrão para envios externos dos domínios locais com o limite de 100 mensagens por hora
  • Política “VIP” para envios externos de determinadas contas com o limite de 3000 mensagens por hora (se parecer muito ou pouco para o seu ambiente,  você pode ajustar ambos os limites)

Como obtenho essa base de dados?

Baixe o arquivo abaixo, com o usuário Zimbra no diretório abaixo (irá sobrescrever sua base atual):

https://github.com/BktechBrazil/zimbra-policyd/raw/master/cbpolicyd.sqlitedb

# su - zimbra

zmcbpolicydctl stop

cd /opt/zimbra/data/cbpolicyd/db

mv cbpolicyd.sqlitedb /tmp/

wget https://github.com/BktechBrazil/zimbra-policyd/raw/master/cbpolicyd.sqlitedb

zmcbpolicydctl start

Ocorrendo tudo certo, ao acessar a interface do PolicyD, você irá ver as políticas “Padrão” e “VIP” (Policies -> Main):

Para facilitar, criei os vídeos com a explicação e passo a passo da inserção dos seus domínios e “contas vips” no PolicyD.

Cadastrando seus domínios internos (basta repetir a operação inserindo cada domínio):

Validando a política padrão sendo aplicada:

Cadastrando usuário como VIP e validando a política sendo aplicada:

23 comentários sobre “Zimbra: Implementando o PolicyD – Parte 2 (Limite de envio por hora)

      1. Quando você fala em compartilhar a base NFS, é o mesmo que compartilhar entre os mtas apontando para uma base única via NFS onde o arquivo do banco está localizado?

  1. Bom dia Fábio.

    Obrigado por compartilhar essas dicas, vai me ajudar muito!

    Tentei fazer isso um tempo atrás mas sem sucesso porque precisava criar uma exceção de envio para uma conta em especial porque a mesma precisa enviar muitos emails diariamente, conta para envio de notas fiscais eletrônicas, mas na época não encontrei nada que ajudasse.

    Creio que posso utilizar essa política VIP para essa conta em especial.

  2. Olá Fábio,
    Parabens pelas dicas, material excelente.

    Teho uma dúvida, fiz toda configuração e funcionou.
    Tem apenas um detalhe, ao monitorar o log do CBPOLICYD, identifico que a cada mensagem enviada, a cota está sendo duplicada.
    Ou seja, se eu coloco a cota para 100 mensagens, consigo enviar pouco mais de 50.
    Ex. Mandei uma mensagem e a quota=2.00.
    Na segunda mensagem enviada a quota=3.99
    Sabe me informar alguma coisa?

      1. Olá Fábio boa tarde, chegou a criar este artigo atualizado referente ao meu questionamento?

      2. Olá Fábio, eu continuo sem uma solução para este assunto.
        Você tem alguma dica que possa me ajudar?

  3. Boa tarde Fabio,

    Deixei o tail -f /opt/zimbra/log/cbpolicyd.log
    ao mandar um e-mail pela pagina do webmail do zimbra é capturado os logs, porém se eu mandar um e-mail usando algum cliente como: Outlook, thunderbird, etc.. daí os logs não são registrados pelo tail -f /opt/zimbra/log/cbpolicyd.log

    Você poderia fazer um teste no seu ambiente, usando um cliente de e-mail? veja se os logs são registrados! se sim, poderia me dizer onde mexer para resolver isso?

  4. O que acontece com os emails excedidos? Eles continuaram na pasta send (enviados)? E na pergunta anterior realmente outro clientes não são contabilizados?

    1. Olá Pedro! Obrigado pelo acesso.

      Excelente pergunta, será o tópico do próximo artigo da série.

      Mas já respondendo, se a regra estiver como REJECT, o usuário não conseguirá enviar, será exibida uma mensagem no cliente de e-mail. Sobre o envio de outros clientes de e-mail, estou tentando ajudar o colega sobre onde pode ser o problema, mas testando em vários ambientes está funcionando normalmente.

  5. Boa tarde! Parabéns pelo blog! Estou aprendendo a usar o Zimbra,‘ótimas dicas. Tenho uma dúvida, se eu estou em uma lista de distribuição e solicito o cancelamento da assinatura, se a opção for aceitar automaticamente, irá aparecer a notificação ao proprietário da lista que eu cancelei? Obrigada.

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