Dovecot: Habilitando o protocolo LMTP para entrega de mensagens

Olá ! O Dovecot ( http://http://dovecot.org ) é um servido POP/IMAP livre muito utilizado e muitas pessoas entram em contato querendo orientações sobre como efetuar entregas para o Dovecot ao implementa-lo em um servidor dedicado, ou seja, um cenário onde os serviços de SMTP e POP/IMAP estão em servidores diferentes.

Para que a entrega seja possível, é necessário habilitar o protocolo LMTP:

LMTP é concebido como uma alternativa para SMTP normal para situações onde o lado de recebimento não tem uma fila de correio, como um servidor de armazenamento de correio agindo como um Mail Delivery Agent. Filas de correio são um requisito inerente de SMTP. Em situações em que isso não é possível, isso é desejável uma vez que um servidor de armazenamento de e-mail deve gerir apenas o seu arquivo de correio sem a necessidade de alocar mais o armazenamento de uma fila de mensagens. Isso não é possível com o SMTP quando há vários destinatários de uma mensagem de email. SMTP só pode indicar a entrega de sucesso ou fracasso para todos ou nenhum dos destinatários, criando a necessidade de uma fila separada para lidar com os destinatários falhou. LMTP, por outro lado, pode indicar o sucesso ou fracasso para o cliente para cada destinatário, permitindo ao cliente para lidar com as filas em vez disso. O cliente, neste caso normalmente seria um voltado para a Internet gateway de correio. LMTP não se destina a uso em redes de área ampla.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Local_Mail_Transfer_Protocol

Para habilitar este protocolo no Dovecot, abra o seu arquivo de configuração e procure pela entrada “protocols” e adicione o protocolo “lmtp”:

protocols = imap pop3 lmtp

Agora, adicione as diretivas para este protocolo:

service lmtp {
inet_listener lmtp {
address =  127.0.0.1 ::1 IP_REDE
port = 24
}

Feito isso, reinicie o Dovecot e o serviço LMTP irá estar habilitar para receber entrega de mensagens, escutando na porta 24.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s