Zimbra: Enviando e-mails em nome de lista de distribuição

Olá ! O recurso de listas de distribuição, também conhecido por contas institucionais, é amplamente utilizado. Porém, muitos desconhecem que é possível configurar o envio em nome da lista de distribuição. Isto é, além de receber as mensagens da lista onde é membro, o usuário pode enviar em nome desta.

Primeiramente, vamos criar uma lista para efetuar os testes:

zimbra$ zmprov cdl lista@dexter.com.br

Criada a lista, vamos conceder permissão para que o usuário possa enviar em nome da mesma:

zimbra$ zmprov grr dl lista@dexter.com.br usr usuario@dexter.com.br sendAsDistList

Vamos incluir o usuário como membro da lista:

zimbra$ zmprov adlm lista@dexter.com.br usuario@dexter.com.br

Pelo console (interface web), vá em Gerenciar -> Contas e escolha a conta desejada e no menu Preferências encontre as opções de “Envio de e-mails”. Para finalizar, marque a opção “Permitir o envio de e-mail de qualquer endereço” e salve as configurações.

Quando o usuário for enviar o e-mail será possível selecionar o remetente da mensagem, para utilizar a conta do usuário ou lista de distribuição na qual lhe foi concedida permissão.

Anúncios

9 comentários sobre “Zimbra: Enviando e-mails em nome de lista de distribuição

  1. Olá! Realmente é uma ótima solução. Pesquisei bastante isso na Internet e encontrei aqui. Só não ficou claro pra mim:
    Nessas últimas instruções, você sugere que eu “escolha a conta desejada”. Essa conta é a conta que eu vou habilitar para que envie o e-mail a partir da lista? E outra: Só aparecem essas configurações em uma conta, não em uma lista de distribuição.

    1. Responde a mim mesmo, alguns anos depois.
      Existe uma situação, pelo menos no meu caso, que é o uso dessas listas mas com o user utilizar um domínio inválido (interno). Se o destinatário fizer análise reversa de domínio, a mensagem é barrada. Estou tentando contornar isso, mas provavelmente não existe nenhuma solução que não a abertura de conta externa para esse user.

  2. Bom dia. Com essa opção eu vou poder mandar e-mail utilizando qualquer remetente ou só o meu e-mail e o de distribuição como remetentes?

    1. Até onde sei, nada muda com relação ao remetente. Continuará sendo você. A técnica serve apena para simular uma conta setorial/corporativa, auxiliando principalmente quando responderem, pois irá diretamente para esse grupo específico. Mas se analisar os detalhes da mensagem, verá que quem autenticou, foi o seu e-Mail. Tanto é, que isso é diretamente relacionado ao que eu citei anteriormente, quanto a utilizar um domínio inválido (apenas para uso interno) e haver uma análise reversa por parte do destinatário.
      []s

    2. Olá Edione, obrigado pelo acesso.

      Com essa configuração será permitido enviar com qualquer endereço. Estou analisando uma forma de liberar somente para as listas de distribuição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s