Cyrus Aggegator: IMAP com escalabilidade

Em um artigo anterior, eu apresentei o Cyrus Imap e suas principais funcionalidades:

https://respirandolinux.wordpress.com/2013/03/20/sobre-o-cyrus-imap/

Agora apresento o Cyrus Aggregator, recurso nativo para escalabilidade do Cyrus. O ambiente Aggregator (muito vezes chamado também de Murder, devido a um artigo que foi publico com o título “Cyrus Aggregator: The Imap Murder”), permitir distribuir as caixas postais IMAP e POP entre diversos servidores de forma transparente aos usuários, isto é, sendo apresentado como único ambiente.

 A solução possui três classes de servidores: Frontend, Backend e Mupdate. Os clientes IMAP/POP se conectam aos servidores Fontends que por sua vez realizam a consulta no servidor Mupdate obtendo a localização da caixa postal do cliente conectado e o servidor Mupdate informa aos Fontends que estabelecem a comunicação com o Backend trazendo a caixa postal do usuário. Os servidores Backend armazenam as caixas postais e informam ao servidor Mupdate a sua localização, permissões e mudanças, o Mupdate sincroniza com os Frontends a posição das caixa postais e controla para que não haja conflitos.

Nesta arquitetura, os servidores Frontend recebem a relação de caixas postais do ambiente do servidor Mupdate, esta classe de servidor não possui dados, portanto é redundante em todos os aspectos. Se a relação de caixas postais corromper em algum servidor Frontend, basta remover essa base e sincronizar com o Mupdate novamente. É possível adicionar novos servidores Frontend e Backend a qualquer momento, sem impacto no ambiente.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s