Conceitos de groupware

Olá , apresento aqui alguns conceitos sobre Groupware, termo cada vez mais empregado por soluções que antes tinham somente o correio eletrônico como foco.

Software colaborativo, ou groupware, pode ser definido como um conjunto de aplicações, síncronas e assíncronas, isto é , que ocorrem ao mesmo tempo e em tempos diferentes, respectivamente, integradas em um ambiente para promover o trabalho cooperativo de um grupo de pessoas envolvida em tarefas ou objetivos comuns. Serviços de correio eletrônico, agenda compartilhada, mensagens instantâneas, são exemplos de softwares que compõem um groupware.

Qual o próposito das soluções de groupware?

A adoção de um software colaborativo visa melhorar o fluxo de informações, com o aumento da rapidez e precisão que essas informações fluem pelo ambiente, criando interatividade entre os usuários da organização (que podem estar em pontos geográficos distintos) e permitindo que estes possam cooperar entre si.

Como obter sucesso na implantação de um groupware?

Para sucesso na implantação de uma solução de groupware é necessário que a utilização seja fácil e os recursos e informações estejam claramente acessíveis, uma vez que para o usuário a interface é o sistema. Obviamente não se pode preterir uma boa infraestrutura para implantação da solução de groupware, sendo que a aplicação e todos os seus componentes devem sempre estar disponíveis aos usuários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s