Compartilho com vocês um pequeno trecho do conteúdo de treinamento baśico de Cyrus Imap, que irei oferecer gratuitamente:
O Cyrus IMAP (http://www.cyrusimap.org) é um servidor POP/IMAP de alta performance e altamente escalável, desenvolvido pela Carnegie Mellon University (CMU), ele possibilita acessos simultâneos (leitura/escrita) a uma mesma caixa postal e quotas e regras de acesso (ACL) a qualquer caixa da hierarquia.
Nos repositórios estáveis das distribuições (Red Hat, Suse, Debian,etc…) até o momento a versão disponibilizada do Cyrus Imap é bastante antiga (2.2.13), que não é mais atualizada, recebendo somente atualizaçõs de segurança. Portanto, recomenda-se a utilização da versão atual, 2.4 , que possibilita o uso de replicação nativa e diversas melhorias para o ambiente Aggregator, além diversas melhorias no código para estabilidade, performance e segurança.
O Cyrus Imap opera somente com seu formato de armazenamento, não sendo possível utilizar os formatos Maildir, Mailbox ou qualquer outra configuração. Por padrão, o Cyrus Imap armazena as mensagens e meta-arquivos na mesma estrutura de diretório, o armazenamento de mensagens é constituído por diversos arquivos pequenos que não são acessados tão frequentemente, uma mensagem é acionada somente quando o usuário abre a mesma, os meta-arquivos são separados em arquivos por caixa postal (pasta): header, index, cache, expunge e squat, sendo os três primeiros para indexação e recuperação dos cabeçalhos das mensagens, o expunge para controle de remoção atrasada se essa opção estiver habilitada e o arquivo squat contém uma indexação específica para pesquisa de mensagens, com ganho de 20 a 30% em relação a indexação padrão para operações que envolvam pesquisa, sendo o maior dos meta-arquivos, se a mensagem não estiver referenciada neste arquivo será recuperada através da indexação normal, porém com desempenho inferior.
Sabendo que os meta-arquivos são acessados com mais frequência e ocupam um espaço relativamente pequeno, cerca de 10% para toda a estrutura de caixas postais do usuário (esse resultado foi obtido a partir de estudos com implementações reais até 1000 usuários), é uma boa estratégia configurar o Cyrus Imap para separar esses arquivos em meta-partições que utilizam discos mais rápidos para obter um melhor desempenho das operações de I/O no servidor IMAP.
A partir da versão 2.3 essa configuração é possível utilizando os parâmetros metadata no arquivo de parametrização do Cyrus Imap. Como conceito, cada partição pode ter somente uma meta-partição e a definição de quais arquivos serão separados é global, ou seja, é definido quais meta-arquivos ficarão separados em meta-partição e essa configuração é compartilhada para todas as partições.
Um comentário sobre “Sobre o Cyrus IMAP”