Por padrão, os complementos são instalados por perfil de usuário, para distribuição do Thunderbird com os complementos necessários previamente instalados é necessário seguir os passos abaixo:
Primeiramente, efetue o download dos complementos necessários, por exemplo:
Display Quota – https://addons.mozilla.org/thunderbird/downloads/latest/881/addon-881-latest.xpi?src=search
ImportExport Tools – https://addons.mozilla.org/pt-br/thunderbird/addon/importexporttools/?src=search
Corretor ortográfico para Português do Brasil – https://addons.mozilla.org/pt-br/thunderbird/addon/ortografia-br/?src=search
Signature Switch – https://addons.mozilla.org/pt-br/thunderbird/addon/signature-switch/?src=search
Lightining – https://addons.mozilla.org/thunderbird/downloads/file/132694/lightning-1.0b7-tb+sm-linux.xpi?src=version-history
Execute o Thunderbird que foi instalado na estação que irá gerar o pacote e efetue a instalação de cada complemento clicando em Ferramentas, Complementos e Instalar de um arquivo no ícone do gerenciador de complementos, que é representado por uma engrenagem.
Agora, é necessário copiar o diretório no perfil do usuário com as extensões que devem acompanhar o Thunderbird por padrão, neste exemplo a conta utilizada é fabio:
/home/fabio/.thunderbird/Profiles/mp8eg10a.default/extensions
Dentro deste diretório, haverá um diretório nomeado como {e2fda1a4-762b-4020-b5ad-a41df1933103} e um arquivo com a extensão .XPI para cada complemento instalado, deve-se copiá-los para o diretório extensions localizado no diretório raiz do Thunderbird que será distribuído, mantendo a subpasta que já existir no mesmo.
Feito isso, os complementos já serão disponibilizados por padrão no momento da distribuição do Thunderbird, sem qualquer intervenção do usuário ou administrador.