Conexões PPTP através de gateways Linux

Boa tarde !

Observei que muita gente tem enfrentado problema com conexões PPTP através de gateways com Linux,  onde mais de uma estação precisa se conectar em alguma VPN que utiliza esse protocolo.  Ocorre que somente a primeira consegue se conectar, as outras estações não conseguem estabelecer a conexão.

Para solucionar este problema, carregue os modulos:  ip_nat_pptp e ip_conntrack pptp. Feito isso, já será possível que mais de uma estação utilize VPN com PPTP.

Obs.: Algumas versões do Kernel trazem os modulos com os nomes nf_conntrack_pptp e nf_nat_pptp

Anúncios

5 comentários sobre “Conexões PPTP através de gateways Linux

  1. Bom dia Fabio,

    Eu precisar implementar uma VPN na minha empresa devido a compra de uma filial..

    seguinte tenhu um sistema que roda em windows server 2008 com o software de gestao na Matriz…

    eu estava querendo fazer um servidor de VPN linux com OPENVPN!
    minha duvida é consigo fazer na filial o acesso ao sistema de gestao por ser ele um .exe? como procedo…?? pode me dar uma luz?

    grande abraço
    Elias

    1. Olá Elias, tudo bem? Primeiramente é um prazer poder ajuda-lo através do meu blog.

      Para entender melhor sua situação, a sua nova filial irá precisar acessar um sistema de gestão na Matriz, certo? Como funciona esse sistema?

      Se for considerar a solução com Openvpn (tem um link para um tutorial meu nessa página) você precisa apenas de 1 servidor com linux em cada ponta com o Openvpn estabelecendo a VPN, após configurado, ele irá fazer o tunelamento e roteamento de pacotes, de forma transparente para as estações das pontas, sendo Windows ou qualquer outro SO.

      Sua necessidade é parecida com a maioria das implementações que faço com Openvpn, onde as filiais precisam acessar o sistema na Matriz, em alguns casos por Terminal Server ou banco de dados (Oracle, Firebird, etc…).

      Abraços, precisando estou à disposição.

      1. brigadao de inicio pela força..

        Meu sistema de gestao roda em windows server 2008 com banco de dados PostgreSQL 8.3.

        nas estações (windows) nao eh preciso rodar setup pra acessar o sistema, basta, acessar a pasta share do server e rodar o .exe do sistema.

        Na filial tenho estações windows com um link de 10 mega GVT e nenhuma maquina linux.

        Preciso rodar Linux na estações da Filial obrigatoriamente? ou posso rodar windows? e se rodasse linux como rodaria o .exe do sistema sendo o S.O Linux?

        a grande duvida eh a seguinte… como meu server é plataforma windows ..teria que criar um novo server Linux com Openvpn certo? como seria a comunicação entre o Server Linux e o server windows? por samba?

        muito grato pela atenção!.
        abraço
        Elias

      2. Ol Elias, em todas as solues que implementei com Openvpn as duas pontas estavam com Linux, mas voc pode utilizar no Windows tambm, na pgina do software tem o instalador para Download. Os servidores fecham a VPN e fazem o roteamento das redes (voc chegou a ler meu artigo sobre isso?).Voc habilita o encaminhamento de pacotes nos dois servidores, faz a configurao da VPN e cria as rotas para a redes, colocando o IP do servidor de VPN como Gateway das estaes. Qualquer sistema operacional que suporte TCP/IP pode ser utilizado como cliente, pois o Linux far somente a parte de tunelamento e roteamento  Na sua filial voc ir digitar o IP do servidor do sistema na Matriz e acessar o arquivo que voc citou.Claro que voc tambm deve se preocupar com as regras de Firewall, existe muita documentao sobre o Iptables no vivaolinux.Qualquer coisa me passe o seu e-mail ou MSN que te adiciono para ajudar com a configurao, ser um prazer.Atenciosamente,Fabio S. Schmidt—– Original Message —– From:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s